PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Prova Brasil em tempos de Bolsonaro

A Prova Brasil 2019 revelou avanços modestos, com ganhos no ensino médio que carecem de explicações concretas. Disparidades entre redes públicas e privadas permanecem grandes, enquanto o uso do IDEB continua controverso, desviando o foco da qualidade educacional real e evidenciando a necessidade de políticas mais robustas e eficazes.
João Batista Oliveira participa nesta terça, 2 de junho, de evento on-line sobre alfabetização promovido pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN)

Prova Brasil em Tempos de Bolsonaro: Avanços ou Estagnação?

Os resultados da Prova Brasil 2019 mostram que o desempenho educacional no Brasil permanece em níveis preocupantes. Embora algumas áreas tenham apresentado ganhos, como no ensino médio, os avanços gerais são limitados e levantam mais perguntas do que respostas. Além disso, a insistência do Ministério da Educação em utilizar o IDEB como métrica principal continua a gerar críticas.

Avanços Modestos e Questões em Aberto

Primeiramente, os dados das séries iniciais mostram um aumento médio de 3,8 pontos em Matemática, enquanto nas séries finais o crescimento foi de 4,5 pontos. Já no ensino médio, houve um ganho de 8,2 pontos em Matemática e 12 pontos em Língua Portuguesa, mas especialistas alertam para a dificuldade de explicar esse aumento sem políticas concretas que sustentem tais resultados.

Diferenças Regionais e Redes Privadas

Os dados revelam disparidades significativas entre redes públicas e privadas. Por exemplo, o desempenho médio de um aluno de 9º ano da rede pública equivale ao de um aluno do 5º ano da rede privada. Em estados como Pernambuco e Santa Catarina, as redes públicas apresentaram aumentos consideráveis, mas ainda permanecem cerca de 70 pontos atrás das privadas.

O Papel do IDEB

A insistência do MEC em usar o IDEB como indicador principal é amplamente criticada. O IDEB combina notas e índices de aprovação, o que pode mascarar a realidade educacional. Mesmo com 61,6% dos municípios atingindo as metas do IDEB nas séries iniciais, 50% dos alunos ainda não dominam o básico, evidenciando que as metas são insuficientes para medir a qualidade real da educação.

Reflexões Sobre a Qualidade Educacional

Acima de tudo, os resultados mostram que, enquanto o debate se concentra no IDEB, a questão central — a qualidade da educação — continua negligenciada. Nesse sentido, políticas robustas e focadas são necessárias para corrigir o curso, especialmente nas séries finais e no ensino médio, que enfrentam desafios estruturais significativos.

Em suma, a Prova Brasil 2019 reafirma a urgência de um debate qualificado sobre a educação no Brasil. Para avançar, é essencial focar em melhorias reais nas notas e abandonar métricas que geram mais ruído do que informações úteis.

Dados da Prova Brasil de 2019

  Séries Iniciais Séries finais Ensino Médio
Redes públicas – BR 218,9 253,2 266,2
Redes privadas – BR 251,0 300,8 331,2

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

Fale conosco

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp