Loading...

Resultados

Os resultados do Instituto Alfa e Beto podem ser encontrados em seu relatório comemorativo de 10 anos. Nos últimos anos foram realizadas pesquisas científicas com controles robustos e já começam a aparecer resultados publicados em revistas acadêmicas. As mais recentes incluem:

1) Impacto do programa de leitura para bebês em Boa Vista (Reading Aloud and Child Development: A Cluster-Randomized Trial in Brazil);

2) Impacto do programa de alfabetização no Rio Grande do Sul (Lasting effects of promoting literacy – do when and how to learn matter?).

Principais resultados alcançados por área:

Primeira infância

As intervenções implementadas pelo Instituto Alfa e Beto visam assegurar que as crianças, nos seus primeiros anos de vida, recebam estímulos adequados para se desenvolver de forma saudável. Isso significa, principalmente, preparar gestores públicos, educadores e famílias para implementar os currículos e programas desenvolvidos.

Como exemplo, em Boa Vista (RR) pais foram treinados para ler, conversar e brincar de forma interativa com seus filhos durante nove meses. O programa, avaliado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova Iorque apresentou resultados altamente significativos: aumento de 14% no vocabulário das crianças; aumento de 50% no número de famílias que leem com seus filhos 3 vezes na semana ou mais; aumento de 25% no número de crianças sem problemas de comportamento; maior estimulação fonológica (importante para alfabetização).

Alfabetização

O Instituto Alfa e Beto é líder e pioneiro na questão da alfabetização no país. Desenvolveu, testou e avaliou intervenções de sucesso como o Programa Alfa e Beto de Alfabetização e inúmeros outros instrumentos pertinentes. O trabalho do Instituto é fundamentado na Ciência Cognitiva da Leitura que tem como marco internacional o relatório do National Reading Panel Report e o Early National Reading Panel Report.

Dentre os casos de sucesso do Programa Alfa e Beto de Alfabetização, podemos destacar os trabalhos realizados no Rio Grande do Sul, Ceará, Piauí e Rio de Janeiro (município). Recentemente o município de Viamão (RS) conseguiu aumentar de 29% para 64% o percentual de alunos alfabetizados no 1º ano do Ensino Fundamental, com a adoção do Programa Alfa e Beto. A intervenção ocorreu entre julho e dezembro de 2018, totalizando 91 dias letivos, em todas as turmas de 1º ano das 57 escolas municipais.

Revisão Prova Brasil

O Instituto Alfa e Beto desenvolveu um programa de revisão para a Prova Brasil e 6 municípios o adotaram na edição 2017 do exame. São intervenções para o 5º e para o 9º ano, e elas consistem de uma mistura de estratégias pedagógicas baseadas em evidências e gestão focada na implementação dessas estratégias. Os municípios parceiros destacaram-se pelo avanço em relação aos seus próprios resultados anteriores e ao desempenho de outros municípios dentro do mesmo estado. A rede municipal de ensino de Teresina (PI), por exemplo, teve o melhor desempenho entre as capitais brasileiras tanto no 5º como no 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa na Prova Brasil 2017.

 

Veja mais no relatório comemorativo de 10 anos do Instituto Alfa e Beto:


http://iab10anos.alfaebeto.org.br/



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.