Salvador (BA) sedia encontro sobre desenvolvimento infantil

1592

Entre os dias 21 e 23 de maio, a cidade de Salvador, na Bahia, será sede do II Encontro em Desenvolvimento Infantil (IBNequinho), evento destinado a pesquisadores, gestores, estudantes e profissionais que trabalham direta ou indiretamente com crianças e adolescentes. O objetivo é promover a troca de experiências e fomentar a cooperações em diferentes níveis de atuação profissional, como saúde, educação e economia, contribuindo para o desenvolvimento científico e técnico da área.

O evento será realizado pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB) e o Museu Afro-brasileiro de Salvador e também tem como foco promover o debate sobre políticas públicas e econômicas dirigidas a crianças.

A programação do IBnequinho inclui cursos e palestras de especialistas nas áreas de educação, políticas públicas, neurologia e psicologia, como João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, Nayara Argollo, da Universidade Federal da Bahia, Izabel Hazi, da IFM, Claudia Berlim de Mello e Mônica C. Miranda, ambas da Unifesp.

No dia 21 de maio, Oliveira apresentará uma conferência magna sobre políticas alternativas de atendimentos à Primeira Infância. Estarão presentes representantes dos municípios de Petrolina (PE) e Boa Vista (RR), onde o Instituto Alfa e Beto desenvolve e apoia programas voltados para crianças de 0 a 6 anos.

Nova Semente e Família que Acolhe

Desenvolvidos respectivamente pelas Prefeituras de Petrolina, em Pernambuco, e Boa Vista, Roraima, com o apoio do Instituto Alfa e Beto, esses programas constituem um modelo alternativo de atendimento que incorpora as crianças e suas famílias, desde o período da gestação até os seis anos de idade. Este modelo integra políticas de saúde, assistência social e educação infantil. E no âmbito da Universidade do Bebê, são ministrados cursos aos pais sobre desenvolvimento psicossocial da criança e oferecidas oficinas de leitura para bebês.

Já no dia 23 de maio, os representantes do Instituto Alfa e Beto Denise Silva Rocha Mazzuchelli, Izadora Dias, Lidiane da Silva Soares, Walfrido Duarte Neto participarão de uma conferência sobre a proposta do Instituto para educação infantil, que será mediada por Oliveira. Entre os temas apresentados estarão o impacto de ações como a capacitação dos pais para a leitura desde o berço.

Durante o encontro, pesquisadores e estudantes poderão expor seus trabalhos científicos sobre desenvolvimento infantil e neuropsicologia. O prazo para cadastro de pôsteres termina no dia 8 de maio. O evento será realizado no Museu Afro-brasileiro, no centro histórico de Salvador, e está com inscrições abertas. Para mais informações, acesse o site do IBnequinho.