Melhores alunos são homenageados na cerimônia de formatura da segunda turma dos cursos da Plataforma Alfa e Beto de Ensino à Distância

Evento teve a participação do professor João Batista Oliveira, que falou sobre os principais desafios e diferenças entre o ensino presencial e on-line com a reabertura das escolas após a pandemia.

1682
Melhores alunos são homenageados na cerimônia de formatura da segunda turma dos cursos da Plataforma Alfa e Beto de Ensino à Distância

O Instituto Alfa e Beto realizou nessa terça-feira, 18 de agosto, uma cerimônia virtual de formatura de 716 alunos da segunda turma dos cursos da plataforma Alfa e Beto de Ensino à Distância. Os cursos foram oferecidos gratuitamente durante a quarentena motivada pela pandemia de covid-19.

Transmitido por meio do canal do Instituto Alfa e Beto no YouTube, o evento teve a participação do professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto, que ministrou uma palestra sobre ensino híbrido na volta às aulas. Também foi realizada uma homenagem aos melhores alunos de cada um dos cinco cursos oferecidos.

A programação incluiu, ainda, a exibição de um vídeo com depoimentos de representantes de cinco ONGs beneficiadas por uma campanha associada à iniciativa da plataforma de Ensino à Distância. Ao longo dos cursos, os participantes acumularam pontos que foram convertidos em cestas básicas distribuídas para as instituições Associação Batista Livre de Ensino (ABALE), Casa de Hospedagem Betesda, Casa Santa Gemma Galgani, Projeto Pequenos Guerreiros e Grupo Semente Esperança.

Em sua palestra, João Batista Oliveira falou sobre ensino híbrido, comentou o que a instituição escola pode aprender com as experiências vividas durante a pandemia e explicou os principais desafios e diferenças entre o ensino presencial e on-line. O especialista também abordou as vantagens do sistema de ensino estruturado e deu exemplos de como as Secretarias Municipais e as escolas podem repensar estruturas, estratégias e formas de agir a partir de agora.

Confira abaixo os depoimentos dos melhores alunos de cada curso e de pessoas que assistiram ao vivo à cerimônia desta terça:

Depoimento dos melhores alunos de cada curso:

Maria Beatriz Campedelli Kavamoto (Melhor aluna do curso “Formação de Professores Alfabetizadores”)

O curso foi excelente e contribuiu bastante para uma compreensão completa de todo o processo de alfabetização. O material – aulas e apostilas – é bem completo e não é mera teoria. Sua abordagem é baseada em evidências científicas, o que dá ao professor segurança e clareza quanto aos objetivos das atividades. São dados diversos exemplos de atividades para a sala de aula, o que facilita a compreensão e a aplicação dos conhecimentos apresentados.

Débora Martins de Abreu (Melhor aluna do curso “Desenvolvimento Infantil: O que desenvolve”)

Quero agradecer ao Instituto Alfa e Beto pela oportunidade de realizar um curso ótimo que me agregou muito conhecimento, contribuindo de maneira significativa para minha formação e prática pedagógica. O curso foi intenso e bastante proveitoso, espero que

possam abrir novas turmas e mais profissionais possam colher frutos dos materiais e aulas disponibilizadas.

Walma Cristina Da Silva Souza (Melhor aluna do curso “Como ensinar redação nas séries iniciais”)

“O curso ‘Como Ensinar Redação nas Séries Iniciais’ contribuiu com o aperfeiçoamento de minha prática docente. A produção textual gera insegurança nos professores alfabetizadores. Com a doutora Dayhane Paes pude compreender os passos que possibilitam escrever textos em vários gêneros textuais. De fato, toda atividade pedagógica exige intencionalidade e planejamento. Principalmente na fase de alfabetização onde as crianças devem ser estimuladas a escrever e não criar barreiras à sua criatividade. Parabéns à equipe. O curso é bem estruturado, as explicações são perfeitas e as atividades desafiadoras!

Aline Souza Ferreira Santos (Melhor aluna do curso “Educação Infantil no Dia a Dia”)

O curso “Educação Infantil No Dia a Dia”, do Instituto Alfa e Beto, contribuiu imensamente para enriquecer a minha prática pedagógica profissional. Enquanto professora, sou grande defensora da Primeira Infância e me sinto honrada por trabalhar na formação de sujeitos que se encontram nessa fase da vida. O curso apresentou conhecimentos científicos muito ricos e bases teóricas consistentes para alicerçar as ações e relações desenvolvidas pelo professor no ambiente escolar. Quando nos aprofundamos nos estudos sobre o desenvolvimento infantil, temos a oportunidade de promover encontros potentes e significativos entre a criança, o professor mediador e o mundo”

Adailson Pereira da Silva (Melhor aluno do curso “Como Ensinar Matemática nas Séries Iniciais”)

Com o curso “Como Ensinar Matemática nas Séries Iniciais” aprendi e aprofundei conhecimentos fundamentais para minha prática profissional. O curso utilizou de maneira competente os conhecimentos matemáticos e correlacionou com maturidade com as intervenções pedagógicas necessárias. Um curso que oportunizou o aprofundamento no conhecimento como educador, deixando0-me entusiasmado e encorajado para educar e atuar em minha realidade escolar.

Depoimentos em tempo real durante o evento:

Raimundo Nonato Coutinho

“Os cursos oferecidos nos proporcionaram muitas aprendizagens para o nosso processo de formação continuada. Como professor e pesquisador, percebo os cursos do Instituto Alfa e Beto como instrumentos colaborativos muito eficazes na formação continuada de Professores”.

Rita Duarte

“É com grande satisfação que participei dos cursos do Alfa e Beto. Fiquei muito satisfeita com os conteúdos, a seriedade das avaliações, a didática e os maravilhosos textos e vídeos, muito bem comentados”.

Auristela Matos

“Foi maravilhoso participar desse curso. Enriqueceu minha formação profissional”.

Rosani Ribeiro

“É uma honra poder participar dessa linda solenidade. Sou muito grata ao Instituto Alfa e Beto pela enriquecedora experiência e aprendizado que me foi proporcionado. Obrigada por tudo!”

Paula Portugal Gomes

“Muito grata ao Instituto Alfa e Beto pela oportunidade de fazer um curso excelente!”

Erika Lima

“Agradeço a oportunidade de participar dos cursos do Alfa e Beto pela riquíssima experiência e aprendizado”.

Maria Cecília Sousa

“Quero agradecer aos nossos Assistentes de Alfabetização de Teresina que fizeram o curso e conseguiram chegar ao final com êxito”.

Samara Matos

“Estou grata pela oportunidade de ter participado de cursos maravilhosos. Foi realmente incrível. Me desafiei a cada semana e aprendi bastante”.

Ana Paula Da Silva Coutinho

“Parabéns a todos os formandos e, principalmente, à equipe do Instituto Alfa e Beto por proporcionar uma formação com tanta excelência, contribuindo, assim, para melhorar a qualidade da educação em nosso país!”

Djalma Barros

“Parabéns, Instituto Alfa e Beto, por nos proporcionar mais esta experiência. Nós, de Feliz Deserto (AL), agradecemos”.

Sonia Oleriano

“Agradeço ao Instituto Alfa e Beto pelo investimento que vocês fazem na educação”.

Crisleide Campelo

“Parabéns à equipe Alfa e Beto e obrigada pela oportunidade!”

Vanessa Rodrigues

“Parabéns a todos que fazem parte do Instituto Alfa e Beto por todo empenho e qualidade dos cursos!”

Marilin Rodrigues Bezerras

“As avaliações foram muito bem elaboradas, com alto padrão de qualidade. Parabéns a toda a equipe do Instituto!”

Claudiana Alves

A cidade de Cocal (Piauí) vem se aperfeiçoando cada vez mais com o material do Instituto Alfa e Beto. Muito obrigado!”