Trizidela do Vale é 1º lugar em avaliação entre 202 municípios do Maranhão

Nesse texto destacamos a parceria entre o Instituto Alfa e Beto e o município de Trizidela do Vale no Maranhão.

169

Trizidela do Vale, no Maranhão, iniciou sua parceria e o uso dos programas e materiais do Instituto Alfa e Beto há apenas um ano, mas os resultados já apareceram e a rede municipal de educação espera melhorar ainda mais. Os estudantes de Trizidela obtiveram o 1º lugar na Avaliação de Fluência Leitora Somativa realizada no fim de 2023 pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Participaram do teste 202 municípios maranhenses.

Na avaliação de 2022 do SEAMA (Sistema de Avaliação do Maranhão), os índices haviam deixado as autoridades locais frustradas. Somente 3% dos alunos estavam no nível fluente de leitura, e mais de 50% no nível pré-leitor. A partir da parceria com o Instituto Alfa e Beto a situação mudou e os resultados vieram.

Em 2023, a nota de Trizidela do Vale foi 7,9. O segundo colocado ficou com 7,5. No município parceiro do Instituto Alfa e Beto, 78% dos alunos, ainda no 1º ano do ensino fundamental, já decodificam e compreendem frases e textos, além de lerem sem silabar e com autonomia.

No meio do ano passado, com apenas quatro meses de trabalho, o salto já era significativo: 24% dos nossos estudantes já eram leitores fluentes; 49% leitores iniciantes; e 27% ficaram no nível pré-leitor. Chegamos ao fim do ano de 2023 melhores ainda do que três meses antes”, contou Maria Sônia Silva Abreu, secretária de Educação de Trizidela do Vale, lembrando que na rede municipal havia um grave problema com alfabetizar os estudantes na idade certa. Por isso, procurou o Instituto Alfa e Beto.

Quando a criança não é alfabetizada na idade certa, além do atraso para o próprio indivíduo, há problemas sérios causados a toda a rede de ensino. A secretária relembrou que procurava uma forma de ensino que pudesse ser replicada em toda a rede, em uma mesma linha de trabalho e que fosse observável. “Daí, tivemos a grata satisfação de conhecer a metodologia de trabalho do Instituto Alfa e Beto. Estamos no rumo certo.”