Realizado pelo Instituto Alfa e Beto em parceria com a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e a Confederação Nacional do Comércio.

Neste Seminário, foram tratadas as evidências a respeito do êxito de reformas educacionais: suas características comuns, seus processos usuais e os fatores que estão sistematicamente associados ao sucesso das reformas. Além de rever estudos sobre o tema, o Seminário analisou em profundidade os casos das reformas educativas do Chile, Coreia do Sul e Irlanda.

Uma das conclusões mais importantes é que o produto final de uma reforma bem sucedida coincide com o que sabemos sobre escolas eficazes. Ou seja, uma reforma é bem sucedida quando os governos criam condições para que, pela regra criada, toda escola possa ser eficaz. Isso não significa que todas as escolas serão excelentes, mas que todas podem conseguir e efetivamente conseguem oferecer um ensino de qualidade para todos.

Que lições tirar dessas experiências? A lição mais importante, e talvez a mais imediata, é refletir, à luz dos ingredientes das reformas de sucesso e dos processos comuns às várias reformas, se o Brasil, com seus planos de educação e miríades de ideias que circulam por aí, se encontra em vias de reformar a sua educação.

 

Leia a seguir a publicação síntese deste Seminário. Para fazer o download, clique aqui.