Estudo mostra impacto positivo de leitura para as crianças pelos pais

1720

Reportagem da Globo News mostra os resultados de uma pesquisa realizada por IDados e pelo Instituto Alfa e Beto em parceria com a Universidade de Nova York. O estudo mostra o impacto positivo de leituras para as crianças pelos pais.

O programa Estúdio i entrevistou o professor João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, sobre a realização da pesquisa.

Oliveira explica que o município escolhido para a realização da pesquisa foi Boa Vista (RR). “Boa Vista tem um programa para a Primeira Infância chamado Família que Acolhe, com vários tipos de atividades, que vão desde a gestação ao programa de atendimento psicológico e médico”, afirma. Além do apoio na área de saúde, o programa prevê também suporte educacional e de assistência social para as famílias.

Um dos diferenciais do Família que Acolhe, segundo Oliveira, é o incentivo dado à leitura. O programa recomenda que pais leiam com seus filhos desde pequenos e oferece cursos de capacitação para que os adultos leiam melhor para os pequenos e técnicas de como interagir com seus filhos.

A pesquisa comparou pais que faziam parte desse programa com pais que não receberam o mesmo incentivo para ler para seus filhos. O estudo concluiu que as crianças que escutam histórias de seus pais em casa tem melhor desenvolvimento cognitivo e comportamental.

Clique aqui para assistir à entrevista completa.