PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Alfabetização aos 6 Anos Pode se Tornar Lei no Brasil

Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que garante que toda criança esteja alfabetizada aos 6 anos de idade

Alfabetização aos 6 Anos Pode se Tornar Lei no Brasil

A Proposta de Antecipação da Alfabetização

Antes de mais nada, a Câmara dos Deputados analisa um Projeto de Lei que busca antecipar a alfabetização das crianças brasileiras para os 6 anos de idade, no 1º ano do Ensino Fundamental. Esse projeto, de autoria do deputado Roberto Freire (PPS-SP), tem como objetivo garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. Atualmente, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) orienta que a alfabetização aconteça até os 8 anos, no término do 3º ano do ensino fundamental.

Base Científica e Apoio do Instituto Alfa e Beto

Desde já, o Instituto Alfa e Beto (IAB) apoia e promove a alfabetização aos 6 anos, fundamentando-se em diversas evidências. Conforme argumenta o IAB, esta proposta considera não apenas a experiência histórica do Brasil, mas também estudos internacionais. E pesquisas da Ciência Cognitiva da Leitura e da neurociência. Em resumo, esses estudos mostram que retardar o processo de alfabetização pode prejudicar o desenvolvimento infantil. Especialmente em um país com desafios socioeconômicos como o Brasil.

Detalhes do Projeto de Lei e da Visão do Deputado Roberto Freire

O Projeto de Lei 5609/13 propõe que as escolas adaptem suas práticas e métodos para garantir que a alfabetização ocorra até o 2º ano. Com estratégias de apoio a serem iniciados na pré-escola. Segundo o deputado Roberto Freire, a meta de alfabetizar aos 8 anos desconsidera as necessidades de desenvolvimento cognitivo das crianças e prorroga um processo essencial. “Diversas pesquisas acadêmicas indicam que seis anos é a idade ideal para se alfabetizar”, declara Freire. Assim, essa prática beneficiaria especialmente as crianças em situação de vulnerabilidade.

A Questão dos Métodos de Ensino e os Impactos na Alfabetização

Além disso, o deputado Roberto Freire menciona estudos promovidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que indicam que o Brasil utiliza métodos de alfabetização ultrapassados ​​e pouco eficazes. Assim como muitos especialistas, Freire critica esses métodos que impactam de maneira mais severa as crianças de baixa renda. Em outras palavras, ele afirma que, para realmente transformar a educação. É necessário abandonar práticas pedagógicas obsoletas e adotar abordagens mais eficientes e modernas que atendam às necessidades reais dos alunos.

Expectativas e Próximos Passos na Tramitação do Projeto

Agora, o Projeto de Lei tramita em caráter conclusivo e será elaborado pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado, o projeto poderá representar um marco na educação brasileira. Promovendo uma alfabetização antecipada e comprovada a práticas educacionais baseadas em evidências. Em conclusão, esta proposta surge como uma oportunidade de fortalecer o desenvolvimento educacional e preparar melhor as crianças para os desafios futuros. Apoie essa iniciativa e contribua para uma educação mais eficaz e inclusiva no Brasil!

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

Fale conosco

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp