Alfa e Beto Soluções lança livros de Ciências da Coleção Leituras para O Ensino Fundamental I

595
Alfa e Beto Soluções lança livros de Ciências da Coleção Leituras para O Ensino Fundamental I

A Alfa e Beto Soluções – empresa que desenvolve produtos voltados para a educação infantil e para o primeiro ciclo do ensino fundamental – está lançando os livros de Ciências da Coleção Leituras para O Ensino Fundamental I, formada por 100 livros paradidáticos divididos em cinco áreas: Ciências, História, Geografia, Artes e Literatura. São 20 livros para cada ano (1º ao 5º) do ensino fundamental I, quatro de cada disciplina. Os livros têm 32 páginas e estão sendo vendidos a R$ 22,00 (valor individual). Já a coleção de cada disciplina (20 livros) pode ser comprada por R$ 420,00 (com desconto de 5%).

Livros de Ciências – Os livros de Ciências estão divididos em quatro coleções: “Materiais”, “Seres Vivos”, “Terra e Universo” e “Construções e Invencionices”. Cada coleção é composta de cinco títulos, cada qual voltado para um ano escolar do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Os números 1 a 5 se referem tanto ao ano em que os conteúdos começam a ser apresentados quanto ao nível de complexidade de leitura.

No primeiro livro da coleção “Materiais”, “Do que as coisas são feitas?”, são apresentados materiais que fazem parte do dia a dia das crianças, seus usos e propriedades. Descobrimos juntos, por meio de rimas de forma lúdica e instigante, do que são feitas os objetos que estão ao nosso redor.

No segundo livro, “Qual é o nome disso? ”, aprendemos de forma divertida como são os objetos do presente e do passado, do que são feitos e suas funções. O terceiro livro, “Som, Luz e seus efeitos especiais”, conta a história de Olga e seu amigo que, juntos, descobrem tudo sobre os efeitos do som e da luz, antes de iniciar a semana da Feira de Ciências da escola.

No livro “As Deliciosas Misturas de Toni”, o quarto livro da coleção, temos Daniel, Marcos, Fernanda e Alice, quatro crianças curiosas que decidem, em um domingo de sol, tomar um suco na lanchonete do Toni. O último livro da coleção, “Os Caminhos da Água”, Respingo, uma gota d’água falante, faz uma viagem sobre os caminhos da água.

Na coleção “Seres Vivos”, o seu primeiro livro, “As Partes do Corpo”, Aristeu é um menino muito esperto que observa as diferentes partes do corpo. Por meio de rimas, Aristeu presenta as partes do corpo humano, suas funções e faz uma comparação com o corpo de outros animais.

No segundo livro, “Jacinta e sua vida de planta”, conta a história de uma árvore que fica no parque da cidade. Ninguém sabe como a jabuticabeira foi parar lá, mas as crianças e os passarinhos a adoram. O livro “Animais: Você, Eu e Muito Mais”, conta a história de uma minhoca que mora na casa de um humano que é zoólogo, juntamente com muitos outros animais: mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios.

O quarto livro da coleção, “Quem come o quê?”, conta de forma divertida como funciona o processo da cadeia alimentar, desde a comida do almoço da casa da avó,

até a comida do boi. E o último livro, “O Que Eu Como Vira o Quê?”, fala sobre digestão. O professor da história conta como os alimentos se transformam dentro do nosso corpo, ensinando a explorarmos o nosso incrível corpo humano!

A terceira coleção, “Terra e Universo”, começa com o livro “Contando o Tempo”, as crianças aprendem a contar o tempo. Nesta história você vai ver o que é possível fazer em um segundo, um minuto, uma hora, um dia, uma semana, um mês ou um ano. Vamos contar?

O livro “A Terra Por Fora”, conta a história de um menino que entrou em um foguete e conheceu a Terra do lado de fora. No livro “Manu e a Terra por Dentro”, o livro conta a história da Manu, uma menina esperta e corajosa que está no comando da nave desbravando o centro do planeta Terra.

No livro “Por dentro do solo”, Pedro e João estão em busca de Mascote, o cachorro dos meninos que está perdido. Eles decidem seguir as pegadas e acabam descobrindo muitas novidades sobre o solo e suas propriedades. E o último livro, “Um Passeio Pelas Estrelas”, conta sobre os segredos dos astros, estrelas e constelações, além de várias curiosidades sobre o céu.

A coleção “Construções e Invencionices”, traz sem seu primeiro livro, “Nino e as Casas dos Bichos”, a história de um gato que decidiu ir atrás do rato, que se escondeu num buraco e o tatu, fugindo do rato, persegue o passarinho. Um corre-corre que nos faz conhecer a casa de muitos bichinhos.

O segundo livro sobre a coleção, “O Menino Que Queria Voar”, conta a trajetória de Alberto, um menino que brincava de trator e sonhava em ser maquinista. O livro “O Micromundo” traz a história de Miguel, um menino de 8 anos que descobre o microscópio e o micromundo das células durante as aulas de Ciências.

No livro “Vacina é Tudo de Bom”, fazemos uma viagem no tempo acompanhando o médico e cientista Edward Jenner. E no último livro, “Jornada Rumo ao Infinito”, é contada a história de astronauta Yuri Gagarin, desde a sua infância, falando sobre o desejo de descobrir todos os mistérios do infinito universo de estrelas.

Além de apresentar os conteúdos centrais da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os livros da Coleção Leituras aguçam a curiosidade das crianças e melhoram gradativamente a fluência de leitura. À medida em que os níveis da coleção avançam, aumentam o tamanho e a complexidade do vocabulário e da estrutura sintática.

Os livros foram elaborados com uma linguagem clara, simples e bem-humorada, bem ao gosto das crianças com idades entre cinco e 11 anos. Participaram do processo de elaboração especialistas das cinco disciplinas abordadas (Ciências, História, Geografia Artes e Literatura), especialistas em ensino-aprendizagem, autores, redatores e ilustradores.