Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

IAB na Mídia

BNCC e os Descaminhos da Alfabetização no Brasil

A alfabetização é um dos temas mais maltratados nas propostas da BNCC - Base Nacional Curricular Comum, ao lado da Educação Infantil
  • 15/dezembro | 2017

BNCC e os Descaminhos da Alfabetização no Brasil: Um Alerta para o Futuro da Educação

Alfabetização: Um Tema Central e Negligenciado

Antes de mais nada, a alfabetização se destaca como um dos pilares fundamentais da educação. Contudo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada recentemente, apresenta graves falhas em sua abordagem. Segundo João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, o capítulo de alfabetização não só ignora as evidências científicas, mas também compromete o direito de milhões de crianças de se alfabetizarem no primeiro ano do ensino fundamental.

Uma História de Erros Persistentes

Ao longo dos últimos 20 anos, as políticas educacionais promovidas pelo Ministério da Educação (MEC) têm perpetuado equívocos na alfabetização. Desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), adotados no final dos anos 1990, as orientações curriculares ignoram comparações com modelos internacionais bem-sucedidos e estudos científicos sólidos. Em 2010, por exemplo, a Academia Brasileira de Ciências publicou um relatório detalhado com soluções baseadas em ciência cognitiva, amplamente ignorado pelo MEC.

Além disso, os resultados decepcionantes nas avaliações nacionais, como a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), e internacionais, como o Pisa, ilustram a magnitude do problema. Apesar desses alertas, os currículos seguem desatualizados e desconectados das práticas que funcionam.

As Três Versões da BNCC: Avanços e Retrocessos

Conforme João Batista, as versões da BNCC ilustram a desorientação do MEC. Nas duas primeiras versões, conceitos fundamentais como decodificação e fluência de leitura foram tratados de forma tímida e confusa. Embora a terceira versão tenha demonstrado algum avanço, a última versão aprovada piorou significativamente, retornando a erros conceituais antigos e introduzindo novas falhas.

A Falta de Diálogo e a Influência Ideológica

Ainda mais preocupante, o processo de construção da BNCC reflete a predominância de abordagens ideológicas e a ausência de diálogo com a comunidade científica. As audiências públicas promovidas pelo MEC e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) não possibilitaram debates reais, limitando-se a atender pressões de grupos de interesse.

Um Caminho Baseado em Evidências

Apesar disso, o Brasil possui pesquisadores e programas alinhados às mais recentes descobertas da ciência cognitiva, capazes de transformar a alfabetização no país. Infelizmente, essas iniciativas não recebem o devido espaço nos currículos nacionais. Segundo João Batista, falta disposição para ouvir especialistas e implementar mudanças baseadas em evidências.

Conclusão: Um Alerta para Evitar um Novo Desastre Educacional

Por último, é urgente repensar as estratégias de alfabetização na BNCC. O Brasil está prestes a repetir erros históricos que comprometem o futuro das crianças e, consequentemente, do país. Para mudar essa realidade, é essencial ouvir a ciência e promover debates que busquem soluções reais.

Quer saber mais sobre como transformar a alfabetização no Brasil com base em evidências científicas? Acesse o site do Instituto Alfa e Beto e conheça nossas propostas para uma educação de qualidade desde o início da vida escolar.

Este artigo foi publicado hoje, 15 de dezembro, no jornal O Globo. Clique aqui para acessar na íntegra.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorUma BNCC à Moda Brasileira
próximoSimon Schwartzman e o debate sobre Alfabetização na BNCCNext

Veja também

Parceria Brasil Agro e Instituto Alfa e Beto.

Parceria entre BrasilAgro e Instituto Alfa e Beto é destaque nacional

Mário Ghio: novo presidente do Instituto Alfa e Beto

Instituto Alfa e Beto anuncia sucessão na Presidência e reforça compromisso com a aprendizagem baseada na ciência

Celulares nas escolas: debatendo a necessidade de regulamentação

Celulares nas escolas: um debate importante

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade