Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

IAB na Mídia

Censo Escolar e PNE: Entre Realidade e Idealização

O PNE é exequível? Se o for, isso resultaria em avanços na educação? Leia o artigo do professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.
  • 23/março | 2017

Artigo publicado originalmente no Jornal Valor Econômico, no dia 23 de março de 2017.

Censo Escolar e PNE: Entre Realidade e Idealização

Antes de mais nada , o Plano Nacional de Educação (PNE) reflete uma visão ambiciosa para a educação brasileira, mas o cotejo entre suas metas e os dados do Censo Escolar revela um descompasso preocupante. Primordialmente , essa discrepância evidencia a necessidade de compensar o planejamento e a execução das políticas educacionais no país.

Um Olhar Sobre o Censo Escolar

Acima de tudo , o Censo Escolar, apresentado pelo Inep/MEC, cumpre o papel de mensurar dados referentes a insumos, processos e resultados, como taxas de promoção e evasão escolar. Contudo, ao comparar esses indicadores com as metas condicionais no PNE, percebe-se que os objetivos estão longe de serem realizados. De antemão , cabe questionar: as metas do PNE são exequíveis?

Além disso , estudos indicam que a implementação do PNE exigiria até 16% do PIB, um esforço econômico inviável, especialmente em tempos de crise. Por outro lado , especialistas afirmam que mesmo se as metas fossem atingidas, o impacto na qualidade da educação seria limitado. Nesse sentido , o PNE parece mais um sonho distante do que uma política realizável.

Educação Integral e Outras Metas Ambiciosas

Vejamos , por exemplo, a educação em tempo integral. O Censo aponta que houve uma queda significativa na oferta desse modelo entre 2015 e 2016, após um período de expansão artificial financiado pelo programa Mais Educação. Todavia , as evidências mostram que o aumento de horas-aula só melhorou a aprendizagem nas escolas que ainda não alcançou o mínimo necessário de 300 minutos por dia. Ou seja , o modelo de tempo integral vigente cuida de condições para gerar avanços recentes.

Do mesmo modo , metas relacionadas à educação de jovens e adultos (EJA) enfrentam desafios. Embora o PNE preveja a reintegração de mais da metade da população brasileira com baixa escolaridade, a taxa de conclusão desses cursos é muito baixa. Por exemplo , políticas de formação profissional poderiam ser mais eficazes para atender às necessidades dessa população.

A Realidade do Planejamento Educacional no Brasil

Anteriormente , outros planos de educação tiveram dificuldades semelhantes. Agora , com o atual PNE, as metas irreais estão selecionando Estados e municípios para gastar recursos que não possuem. Além disso , a falta de alinhamento entre os objetivos do plano e a realidade educacional do Brasil torna o PNE uma ferramenta questionável para o avanço da educação.

Um Chamado à Reflexão

Por fim , a crise econômica e a discrepância entre os dados do Censo e as metas do PNE oferecem uma oportunidade única para compensar o planejamento educacional no Brasil. É fundamental que o debate sobre o futuro da educação envolva não apenas o Ministério da Educação, mas também economistas, empresários e investidores comprometidos com o desenvolvimento do país. Dessa forma , será possível criar políticas que promovam a produtividade e atendam às necessidades reais da população.

Conheça as análises e propostas do Instituto Alfa e Beto para uma educação mais eficaz e alinhada à realidade brasileira. Junte-se a nós nesse debate!

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorO desempenho das escolas particulares
próximoO Currículo que o Brasil MereceNext

Veja também

Parceria Brasil Agro e Instituto Alfa e Beto.

Parceria entre BrasilAgro e Instituto Alfa e Beto é destaque nacional

Celulares nas escolas: debatendo a necessidade de regulamentação

Celulares nas escolas: um debate importante

João Batista Oliveira analisa como os países europeus abordam o ensino médio profissional e compara com o Brasil, destacando a necessidade de modernização e investimentos.

O Ensino Médio Profissional na Europa e no Brasil: Uma Análise Comparativa

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade