Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

IAB na Mídia

Coronavírus: o que as escolas e redes de ensino podem fazer durante a crise?

A pandemia do coronavírus desafiou as redes de ensino a manterem o aprendizado em casa. Redes com currículos estruturados podem orientar pais e alunos para seguirem atividades diárias focadas em Linguagem, Matemática e Ciências. Já redes sem estrutura devem buscar materiais prontos e confiáveis. É essencial evitar desculpas e focar em soluções práticas, como empréstimos de livros e uso de tecnologia.
  • 17/março | 2020
Coronavírus: o que as escolas e redes de ensino podem fazer durante a crise?

Coronavírus: O Que as Escolas e Redes de Ensino Podem Fazer Durante a Crise?

A princípio, a pandemia do coronavírus colocou as redes de ensino diante de um desafio sem precedentes: como continuar a educar as crianças em casa? Nesse sentido, redes particulares, em geral, conseguiram respostas mais rápidas, contando com alunos conectados, famílias que valorizam a educação e uma estrutura disciplinada. Mas e as redes públicas? Há muito o que pode ser feito, mesmo que não exista uma solução única.

Recomendações Gerais

Primeiramente, é essencial ajudar alunos e famílias a organizarem suas rotinas. Nessa perspectiva, dedicar tempo ao estudo, leitura, exercícios físicos e minimizar o tempo de televisão e joguinhos é crucial. Agora, vamos às sugestões específicas:

Redes com Currículos Rigorosos e Ensino Estruturado

Nesse contexto, para redes com currículos robustos e ensino estruturado, a solução é mais clara. Por isso, orientar os alunos e pais sobre as atividades diárias e manter o que seria feito na escola é o primeiro passo.

  • Em primeiro lugar, havendo tecnologia, é possível oferecer feedback, corrigir tarefas ou disponibilizar chaves de correção.
  • Ademais, leituras associadas à redação podem ser uma excelente oportunidade de aprendizado.
  • Por último, priorize o essencial: Linguagem, Matemática e Ciências. Evite sobrecarregar os alunos com informações desconexas.

Redes Sem Currículos Estruturados

Em segundo lugar, para redes que não possuem um sistema estruturado, o desafio é maior. Aqui, é necessário transformar a dificuldade em aprendizado.

  • De início, identifique instituições ou programas confiáveis que já ofereçam materiais prontos, organizados e relevantes.
  • Além disso, ofereça atividades simples e articuladas, em vez de “reinventar a roda” com propostas sem propósito claro.

Evitando Armadilhas

Ainda mais importante, evite reclamações sobre o MEC ou outras instâncias. O foco deve estar em combater os efeitos da pandemia, não em buscar culpados. Não use a falta de internet, apoio das famílias ou condições precárias como desculpa para a inção. Atitudes concretas, mesmo que imperfeitas, são melhores do que a omissão.

Aproveitando Boas Práticas

Emprestar livros, implementar bons materiais estruturados e promover leitura podem iniciar tradições saudáveis. Redes de voluntários podem ajudar a distribuir esses materiais. A utilização de rádio ou televisão local para aulas estruturadas também é uma alternativa viável.

Escolhendo Ajuda Confiável

Na busca por soluções, é essencial procurar apoio de instituições com experiência comprovada. Crianças não devem ser tratadas como cobaias, mesmo em situações extremas. Escolhas baseadas em evidências garantem que o aprendizado continue com qualidade e segurança.

Em tempos de crise, a educação deve ser uma prioridade. Redes e escolas têm a oportunidade de minimizar os impactos da pandemia do coronavírus e, quem sabe, emergir mais fortes e preparadas para desafios futuros.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorSapucaia do Sul: Um Exemplo de Transformação Educacional
próximoCoronavírus pode nos ensinar sobre a relação com as criançasNext

Veja também

João Batista Oliveira analisa como os países europeus abordam o ensino médio profissional e compara com o Brasil, destacando a necessidade de modernização e investimentos.

O Ensino Médio Profissional na Europa e no Brasil: Uma Análise Comparativa

Celulares nas escolas: debatendo a necessidade de regulamentação

Celulares nas escolas: um debate importante

Parceria Brasil Agro e Instituto Alfa e Beto.

Parceria entre BrasilAgro e Instituto Alfa e Beto é destaque nacional

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

16368

Estudo global reforça importância do ensino de decodificação para a alfabetização

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade