Skip to content
ENTRE EM CONTATO
  • Quem Somos
    • NOSSA HISTÓRIA
    • EQUIPE E LIDERANÇAS
    • TRANSPARÊNCIA
    • RELATÓRIO ANUAL
  • Soluções Educacionais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • PROGRAMA DE REVISÃO - ANOS INICIAIS E FINAIS
    • PROGRAMA DE REDAÇÃO DOS ANOS FINAIS
    • PROGRAMA DE FLUÊNCIA DE LEIURA
    • BIBLIOTECA DO PROFESSOR
  • Avaliações e Alta Tecnologia
    • AVALIAÇÕES
    • ALTAS TECNOLOGIAS
    • PLATAFORMA SIG+
    • JOGOS E APLICATIVOS
  • Resultados e Impactos
    • CASOS DE SUCESSO
    • DEPOIMENTOS DE PREFEITOS E GESTORES
  • Publicacões
    • BLOG
    • MATÉRIAS
    • ARTIGOS TÉCNICOS
    • E-BOOKS
    • VÍDEOS E WEBNARS
    • PODCAST
    • SEMINÁRIOS INSTITUO ALFA E BETO
    • ALFA E BETO NA TV

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Loja Virtual
  • Área do Cliente

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

IAB na Mídia

Inovações Tecnológicas na Educação

Explore os desafios e o potencial das tecnologias na educação neste artigo que destaca a necessidade de superar barreiras estruturais para integrar inovações tecnológicas eficazes no ensino.
  • 27/maio | 2015

A Resistência Histórica às Inovações Tecnológicas na Educação

Primeiramente, registramos o caso do professor Patrick Suppes na década de 1970, que desafiou a administração da Universidade Stanford com uma demanda por salários proporcionais à sua produtividade, impulsionada pelo uso de tecnologia. Hoje, enfrentamos resistências semelhantes na integração de tecnologias nas escolas. Em primeiro lugar, é importante notar que, apesar dos avanços tecnológicos, a adoção de softwares de alfabetização nas escolas tem encontrado barreiras significativas.

Análise das Falhas de Implementação Tecnológica

Desde já, consideramos que nenhum programa para introdução de computadores em escolas ao redor do mundo conseguiu aumentar a eficácia ou eficiência educacional. Isso não deve ter limitações tecnológicas, mas sim barreiras estruturais e organizacionais dentro do sistema educacional que resistem à mudança. Portanto, a questão central não é a tecnologia em si, mas sim uma estrutura impermeável das instituições educacionais.

Contrastes entre Educação e Outros Setores

Além disso, embora em setores como indústria e serviços a tecnologia sejam sinônimos de eficiência, na educação ela enfrenta uma resistência que impede a apropriação de ganhos de produtividade. Afinal, o modelo escolar, moldado nos padrões de fábricas do século 18, parece inadequado para as necessidades e oportunidades do século 21. Em outras palavras, enquanto a tecnologia poderia servir para substituir, complementar ou enriquecer o trabalho do professor, as regulamentações vigentes frequentemente impedirão qualquer redução de custos.

O Potencial Desperdiçado e a Necessidade de Inovação Estrutural

Contudo, é crucial considerar o sucesso comprovado de métodos alternativos de ensino, como a educação à distância e o autodidatismo. Apesar disso, a estrutura escolar convencional limita a adoção dessas inovações. Por exemplo, os sistemas de ensino híbrido, que poderiam revolucionar o ensino, são muitas vezes subjugados ao modelo tradicional de sala de aula. Ainda assim, experiências fora do ambiente escolar, como jogos educativos e cursos online, demonstram o potencial da tecnologia quando aplicada sem as amarras institucionais.

Reforma e Experimentação

Para concluir, urge a necessidade de reformar as estruturas institucionais e organizacionais que atualmente restringem o uso eficiente das tecnologias na educação. Portanto, criar incentivos para que as escolas experimentem novos modelos e sistemas de incentivos possam desbloquear o verdadeiro potencial das inovações tecnológicas. Agora é a hora de considerar modelos mais flexíveis e adaptativos que possam integrar eficazmente as tecnologias no processo educativo com o Instituto Alfa e Beto.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorEducação na Economia Brasileira
próximoO Impacto da Pobreza no Desenvolvimento do CérebroNext

Veja também

Celulares nas escolas: debatendo a necessidade de regulamentação

Celulares nas escolas: um debate importante

Parceria Brasil Agro e Instituto Alfa e Beto.

Parceria entre BrasilAgro e Instituto Alfa e Beto é destaque nacional

Mário Ghio: novo presidente do Instituto Alfa e Beto

Instituto Alfa e Beto anuncia sucessão na Presidência e reforça compromisso com a aprendizagem baseada na ciência

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

Imagem

SAEB: o que é e por que ele é essencial para a educação brasileira.

Capa-ebook_Absenteísmo escolar

Absenteísmo escolar

imagem-ribeiro-goncalves-turma

Ribeiro Gonçalves: a cidade que aprendeu a ensinar – Como o município do sul do Piauí transformou a alfabetização em política de sucesso com o apoio do Instituto Alfa e Beto

INSTITUTO ALFA E BETO - Depoimento Oldênia Guerra - Seminário Maceió-AL

Bom Jesus (PI): o segredo da “Cidade de Doutores” na educação pública

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayrton Senna, S/N - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@www.alfaebeto.org.br

São Paulo/SP

  • Rua Coriolano, 589 - Andar 2 - Sala 2
  • Cep: 05047-000
  • Telefone Geral: (11) 3068-8666
  • E-mail: atendimento@www.alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@www.alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@www.alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@www.alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@www.alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
    • Nossa História
    • Missão, Visão e Valores
    • Equipe e Lideranças
    • Transparência
    • Relatório Anual
  • Soluções Educacionais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Programa de Revisão – Anos Iniciais e Finais
    • Programa de Redação dos Anos Finais
    • Programa de Fluência de Leitura
    • Biblioteca do Professor
  • Avaliações e Alta Tecnologia
    • Avaliações
    • Altas Tecnologias
    • Plataforma SIG+
    • Jogos e Aplicativos
  • Resultados e Impactos
    • Casos de Sucesso
    • Depoimentos de Prefeitos e Gestores
  • Publicacões
    • Blog
    • Matérias
    • Artigos Técnicos
    • e-Books
    • Vídeos e Webinars
    • Podcast
    • Seminários Instituto Alfa e Beto
    • Alfa e Beto na TV
  • Loja Virtual
  • Área do Cliente
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@www.alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade