PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Escola Municipal São Tomé Eleva Fluência de Leitura

A Escola São Tomé evoluiu os índices de fluência de leitura. A cidade de Viamão é parceira do Instituto Alfa e Beto. Leia mais aqui.

Escola Municipal São Tomé Eleva Fluência de Leitura com Ensino Estruturado

Antes de tudo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Tomé , localizada em Viamão (RS), alcançou resultados expressivos na fluência de leitura de seus alunos. Primeiramente, a adoção da Coleção Leituras para o Ensino Fundamental , desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto, resultou em 91,3% dos alunos do 3º ano com índices positivos de velocidade e prosódia de leitura ao final do segundo semestre. Além disso, os testes mensais, aplicados para avaliar os níveis de leitura, garantem o acompanhamento constante da evolução dos estudantes.

Estratégias que Fazem a Diferença

Sobretudo, o sucesso da escola reflete a fidelidade às recomendações pedagógicas. Robério Fernandes , coordenador regional do Instituto, destaca: “Eles seguem as orientações exatamente como sugerimos. A evolução é fantástica, e os resultados falam por si.”

Aprender com Livros Paradidáticos

Além disso, a Coleção Leituras para o Ensino Fundamental I , composta por 100 livros paradidáticos, amplia as habilidades de leitura e compreensão de textos. Ao mesmo tempo, os alunos exploram temas como Artes, Ciências, Geografia, História e Literatura , tudo isso por meio de histórias interessantes e educativas.

Impacto da Parceria em Viamão

Desde que o Ensino Estruturado , Viamão, com mais de 254 mil habitantes, melhorou significativamente seus índices educacionais. Denise Camargo , diretora da Escola São Tomé, afirma: “O alinhamento entre pedagogia e gestão, promovido pelo Instituto Alfa e Beto, traz segurança aos professores e eficiência no aprendizado dos alunos.”

Professores e Coordenadores Reconhecem os Resultados

Do mesmo modo, o coordenador pedagógico Antônio Carlos Prestes Rodrigues reforça o impacto do método: “O sistema do Instituto Alfa e Beto é flexível e promove resultados consistentes. Os testes de fluência são essenciais para identificar avanços.”

Por outro lado, a professora Ana Paula Barbosa , que leciona no 4º ano, comemora os 75% de aprovação em fluência de leitura obtida por sua turma. “A organização e o planejamento fornecidos pelo Ensino Estruturado aumentam a segurança dos alunos e permitem que os professores direcionem esforços para áreas que precisam de mais atenção.”

Conclusão: Transformação Através da Educação

Em suma, os avanços da Escola São Tomé são prova de que parcerias estratégicas e métodos estruturados podem transformar uma educação de maneira eficiente e sustentável. Assim, a fluência de leitura não só melhora o desempenho dos alunos, mas também promove um ambiente de aprendizagem organizado e harmonioso.

Descubra mais sobre o impacto do Ensino Estruturado e da Coleção Leituras para o Ensino Fundamental em outras escolas parceiras do Instituto Alfa e Beto.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

Fale conosco

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp