Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Blog

Importância da Leitura para Crianças Pequenas

Leitura para crianças: foram observados impactos no desenvolvimento cognitivo e no QI (quociente de inteligência) das crianças. Clique e entenda mais.
  • 8/janeiro | 2018
leitura para crianças

Importância da Leitura para Crianças Pequenas

Antecipadamente, a revista científica Pediatrics revelou um estudo inovador que destaca o impacto da leitura interativa no desenvolvimento infantil e na dinâmica familiar. Conduzida por pesquisadores do Instituto Alfa e Beto em parceria com a Universidade de Nova York (NYU), a pesquisa avaliou um programa de incentivo à leitura voltado para famílias de baixa renda em Boa Vista (RR). Este estudo demonstrou que a leitura não apenas amplia o vocabulário infantil, mas também transforma relações familiares e impulsiona o desenvolvimento cognitivo.

Como foi realizada a pesquisa

Antes de mais nada, o estudo utilizou as Casas-mãe de Boa Vista, creches que atendem crianças de dois a quatro anos, como base. Envolveram 660 famílias, das quais 566 participaram das análises finais, divididas entre grupos de intervenção e controle. No grupo experimental, os pais participaram de treinamentos sobre leitura interativa e emprestaram semanalmente dois livros para lerem com os filhos.

Ainda mais, os treinamentos ensinaram estratégias específicas para uma leitura dialogada, promovendo interações ricas e significativas. Em seguida, as famílias participaram de nove sessões ao longo do ano e, em média, cada pai ou mãe compareceu a cinco encontros. Durante o período, as crianças tiveram contato com cerca de 20 livros.

Os pesquisadores realizaram testes antes e depois da intervenção, medindo vocabulário, memória de trabalho e quociente de inteligência (QI), além de observarem as interações familiares.

Resultados transformadores

Primeiramente, os resultados impressionaram pela abrangência dos efeitos positivos. As crianças do grupo experimental apresentaram ganhos significativos no vocabulário e na memória de trabalho, além de um aumento expressivo no QI. Esses avanços destacam a importância da leitura como ferramenta de estímulo intelectual desde os primeiros anos de vida.

Além disso, houve uma melhora significativa na qualidade das interações entre pais e filhos, com redução expressiva no uso de punições físicas. Conforme explicou Adriana Weisleder, pesquisadora da NYU, “quando os pais se envolvem mais em atividades positivas, como a leitura, há um impacto direto na redução do estresse parental e nas interações familiares.”

Impactos específicos da leitura interativa

De acordo com João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, os ganhos no vocabulário foram impulsionados pelo uso de técnicas de leitura interativa. Essa abordagem inclui a explicação dos conteúdos dos livros e a conexão das histórias com experiências do cotidiano. Como resultado, as crianças expandiram sua compreensão de mundo e fortaleceram a capacidade de raciocínio.

Analogamente, o estudo apontou que o aumento no QI está relacionado à estimulação cognitiva proporcionada pela leitura. Essa prática motivou as crianças a pensar de maneira mais estruturada, um fator crucial para o sucesso escolar e a vida adulta.

Redução da violência e fortalecimento familiar

Sob o mesmo ponto de vista, a leitura impactou positivamente a dinâmica emocional das famílias. No grupo experimental, os pais demonstraram maior paciência e reduziram a violência física como forma de disciplina. Segundo Weisleder, isso pode ser atribuído ao aumento das interações positivas e ao fortalecimento do vínculo afetivo durante os momentos de leitura.

Implicações para o futuro

Definitivamente, o estudo reforça que programas de leitura interativa têm o potencial de transformar a vida de crianças em contextos vulneráveis. Contudo, para alcançar esses resultados, é essencial implementar intervenções baseadas em evidências científicas e garantir que sejam aplicadas com rigor.

Segundo Alan Mendelsohn, da NYU, “os impactos no vocabulário e no QI antes da entrada na escola podem aumentar o desempenho acadêmico e a produtividade econômica na vida adulta.” Dessa forma, o estudo sugere que iniciativas como essa podem ser replicadas em diferentes contextos, beneficiando um número ainda maior de crianças e famílias.

Conclusões principais

  1. A leitura transforma: Ler para crianças pequenas é essencial, especialmente em famílias de baixa renda. Entretanto, apenas ler não basta. A leitura interativa gera impactos significativos no desenvolvimento cognitivo e emocional.
  2. Interações positivas fazem a diferença: A leitura proporciona momentos de qualidade entre pais e filhos, fortalecendo o vínculo familiar e reduzindo comportamentos negativos, como o uso da violência.
  3. Escalabilidade e impacto social: Programas de incentivo à leitura podem ser implementados em grande escala, desde que as famílias recebam treinamento eficaz e o processo seja continuamente monitorado.

Em síntese, este estudo pioneiro reforça que a leitura, quando praticada de maneira estratégica, pode ser uma poderosa ferramenta para romper ciclos de pobreza e construir um futuro mais promissor para as novas gerações.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorIntervenção em Boa Vista: Estudo Reconhecido Internacionalmente
próximoEntrevista com Adriana Weisleder, pesquisadora da Universidade de Nova YorkNext

Veja também

Celulares nas escolas: debatendo a necessidade de regulamentação

Celulares nas escolas: um debate importante

Escola Municipal do Futuro e o Programa de Redação do Instituto Alfa e Beto.

Programa de redação salvando vidas em Ribeiro Gonçalves (PI)

O impacto das evidências científicas na educação

Relatório – Impacto das Intervenções do Instituto Alfa e Beto (Março de 2024)

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade