Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Blog

Ler para os Filhos: Benefícios Cognitivos e Comportamentais

  • 6/julho | 2016

Ler para os filhos não só aumenta a capacidade cognitiva das crianças, mas também reduz o mau comportamento, segundo um estudo realizado pela Universidade de Nova York (NYU) em parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB) e o IDados. De acordo com a pesquisa, a prática de ler para os filhos pode incrementar o vocabulário das crianças em 14%, aumentar a memória de trabalho em 27% e elevar em 25% o índice de crianças sem problemas de comportamento. Além disso, os resultados parciais do estudo serão apresentados nesta quarta-feira, no Congresso Nacional, durante uma audiência pública.

Metodologia e Resultados

A pesquisa envolveu 1.250 responsáveis e 1.250 crianças no município de Boa Vista, em Roraima. A administração municipal, em parceria com o IAB, desenvolve o programa “Família que Acolhe”, promovendo políticas públicas voltadas para a primeira infância, integrando áreas como saúde, assistência social e educação.

João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, destaca que as diferenças nas crianças que leem com os pais são impressionantes. Tanto do ponto de vista do vocabulário quanto dos aspectos cognitivos da memória e comportamentais. Essa prática reduz a violência e o tratamento brusco em relação à criança. Além disso, os responsáveis aprendem a discutir as questões e ganham mais ferramentas além da punição física.

O relatório também aponta um melhor desenvolvimento fonológico das crianças, auxiliando na alfabetização e resultando em menos punição física por parte dos pais, que aprendem a conversar com os filhos e a buscar novas maneiras de resolver os conflitos.

Grupos de Estudo e Análise de Resultados

Alan Mendelsohn e Adriana Weisleder, ambos da NYU, conduziram o estudo com três grupos durante um ano. No primeiro grupo, além do atendimento normal das creches municipais (“Casas-mãe”), os pais recebiam capacitação em habilidades de leitura e interação com as crianças. Eles praticavam exercícios para aprender como conversar e interagir com os filhos, com as atividades sendo filmadas para análise posterior.

O segundo grupo era composto por pais que recebiam apenas o atendimento convencional das “Casas-mãe” e tinham contato com a leitura no ambiente escolar. Enquanto isso, o terceiro grupo consistia em famílias que ainda estavam na lista de espera da creche.

Segundo João Batista, sabe-se que ler para a criança é benéfico e que a leitura interativa faz bem. O que o programa acrescenta é um treinamento que envolve sessões interativas com os pais. Eles se veem no vídeo e aprendem a analisá-lo. Além disso, quando comparamos o grupo que fez nove sessões e levou livros para ler em casa com os demais, as diferenças são impressionantes.

Sessões Interativas e Depoimentos de Pais

Profissionais treinados pelo IAB orientam os pais a interagir com as crianças durante as sessões de leitura realizadas em grupo a cada três semanas. Além de ler durante as sessões, os pais também levam livros para casa.

Daniella Santos, uma das mães participantes, notou uma grande diferença no comportamento dos filhos após a inserção da leitura diária conduzida por ela e pelo marido. Seu filho Gabriel, de 2 anos, que antes era inquieto, agora se interessa pela atividade e consegue se concentrar nas histórias. Ele também perdeu o medo do banho, que o fazia chorar.

Daniella relata que Gabriel era um pouco mais rebelde e não gostava de sentar para leitura. Descobriu que precisavam de uma rotina. Agora ele já pede para ler. Na creche, ele tinha receio de ir para o banho, mas ela começou a inserir essa questão nas histórias e agora ele não chora mais. Percebeu uma independência muito maior nele.

Ela também é mãe de Melina, de 3 anos, que já conhece vogais, cores primárias, consoantes e números de 1 a 10, graças à leitura.

Em resumo, a prática de ler para os filhos mostra-se extremamente benéfica para o desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças, promovendo uma educação mais rica e uma convivência familiar mais harmoniosa.

Fonte: O Globo.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorPrimeira Infância: IAB uniu-se ao Ministro Osmar Terra
próximoO Impacto da Leitura Familiar no Desenvolvimento InfantilNext

Veja também

Instituto Alfa e Beto presente na II Reunião Ordinária do Consed, em Salvador, Bahia

Instituto Alfa e Beto presente na II Reunião Ordinária do Consed, em Salvador, Bahia

Escola Municipal do Futuro e o Programa de Redação do Instituto Alfa e Beto.

Programa de redação salvando vidas em Ribeiro Gonçalves (PI)

Água Branca (PI) se tornou destaque na alfabetização

Água Branca (PI): Parceria de Sucesso na Alfabetização

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade