PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Blog

Escolas Devem Priorizar Disciplinas Essenciais no Pós-Pandemia

Após a pandemia, o foco das escolas deve ser em disciplinas essenciais, como português, matemática e ciências, para recuperar o aprendizado perdido. Atividades extracurriculares e aumento de carga horária sem planejamento eficaz não trazem resultados significativos. Estudos históricos mostram que interrupções escolares reduzem a escolaridade média, especialmente entre alunos vulneráveis.
Escolas não devem perder tempo no pós-pandemia com atividades extracurriculares, diz estudo

Escolas Devem Priorizar Disciplinas Essenciais no Pós-Pandemia, Aponta Estudo

Primeiramente, é essencial compreender que o retorno às aulas após a pandemia da Covid-19 exige foco nas disciplinas fundamentais, como português, matemática e ciências. De acordo com o estudo publicado pelo Instituto Alfa e Beto, em parceria com a consultoria IDados, a recuperação do aprendizado perdido só será possível com estratégias bem definidas e baseadas em evidências. O presidente do Instituto, João Batista Oliveira, reforça: “Recuperar nessas áreas essenciais é o caminho mais eficiente antes de retomar a normalidade.”

O impacto do fechamento das escolas no Brasil foi expressivo. Em agosto, 19,5 milhões de alunos da educação básica e superior ficaram sem aulas, enquanto 58% tiveram aulas remotas, muitas vezes com acesso limitado à internet. Esse cenário reflete a desigualdade educacional, especialmente na rede pública, onde 26% dos estudantes não possuem acesso à internet para acompanhar as atividades online.

Atividades Extracurriculares e a Perda de Foco no Ensino

Antes de mais nada, o estudo alerta sobre o erro de priorizar atividades extracurriculares durante o isolamento. “Focar em ações dispersas, sem um planejamento claro, não ajuda na recuperação das lacunas do aprendizado e muito menos em avanços significativos”, afirma João Batista. A pandemia trouxe uma enxurrada de materiais desconectados e improvisados, que, segundo os pesquisadores, não contribuem para uma aprendizagem consistente.

Impactos Históricos do Fechamento de Escolas

Analogamente a outras crises, o estudo destaca exemplos históricos em que interrupções escolares resultaram na redução da escolaridade média dos alunos. Desde a epidemia de poliomielite em 1916 nos Estados Unidos até greves de professores na Bélgica em 1990 e os furacões Katrina e Rita em 2005, os efeitos no desempenho acadêmico foram consistentes. Esses eventos reforçam a necessidade de uma resposta educacional planejada para evitar impactos duradouros.

Aumentar a Carga Horária Não É a Solução Ideal

Ainda assim, soluções como a ampliação da carga horária para compensar o tempo perdido podem ser ineficazes. Estudos indicam que, em situações normais, aumentar o tempo de aula não resulta em ganhos expressivos no aprendizado, especialmente sem um currículo bem estruturado. “Tempo a mais funciona se for de boa qualidade e com equilíbrio”, explica João Batista. O foco deve ser em qualidade, e não quantidade, evitando sobrecarga e exaustão dos alunos.

Estratégias para Mitigar Perdas no Aprendizado

Sobretudo, o estudo recomenda estratégias práticas e estruturadas para minimizar as perdas no aprendizado, especialmente para alunos mais vulneráveis. As principais propostas incluem:

  • Diagnóstico preciso para identificar lacunas de aprendizado;
  • Ensino estruturado, com aulas planejadas e respostas alinhadas a scripts pedagógicos eficazes;
  • Uso estratégico de deveres de casa e programas de leitura;
  • Redução do absenteísmo e maior engajamento dos alunos;
  • Programas intensivos de tutoria em pequenos grupos.

Essas ações, combinadas, oferecem um caminho viável para garantir que os prejuízos do isolamento social sejam minimizados.

Por Que Escolher o Ensino Estruturado?

Em conclusão, priorizar disciplinas essenciais e adotar o ensino estruturado são passos fundamentais para recuperar o tempo perdido sem sacrificar a qualidade do aprendizado. Além disso, estratégias como tutoria e programas focados podem reduzir as desigualdades educacionais exacerbadas pela pandemia.

Quer saber mais sobre o impacto dessas práticas na educação? Entre em contato com o Instituto Alfa e Beto e descubra como podemos ajudar sua escola a enfrentar os desafios do pós-pandemia com soluções comprovadas!

 

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

Fale conosco

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp