20 anos de sucesso do Programa Alfa e Beto de Alfabetização

20 anos de sucesso do Programa Alfa e Beto de Alfabetização

O Instituto Alfa e Beto inicia 2023 celebrando. O Programa Alfa e Beto de Alfabetização completa 20 anos de uma história exitosa, pioneiro num Instituto que já alfabetizou mais de 2,5 milhões de alunos da rede pública do país, com nível de excelência e envolveu a participação de mais de 30 mil professores.

 

A alfabetização bem-feita é vital num país em que a Prova Brasil expõe as mazelas e as desigualdades do sistema educacional brasileiro. O sucesso de centenas de municípios que utilizaram o programa Alfa e Beto torna claro que existem soluções comprovadas para alfabetizar todas as crianças até o final do 1º ano, com base na ciência cognitiva da leitura. A partir disso alguns deles já estenderam os mesmos princípios e práticas de ensino estruturado a outras séries.

 

Três pilares sustentam e explicam o êxito do Programa, segundo seu idealizador e presidente do Instituto, professor João Batista Oliveira. A estratégia pedagógica fundamentada na ciência cognitiva da leitura, o conjunto rico e variado de materiais atraentes e a implementação de práticas de ensino estruturado pelos professores, escolas e secretarias de educação.

 

“Trabalhamos com o concreto, com nossa realidade atual. E o que funciona, na prática, no nosso cenário é o ensino estruturado. Alinhar currículo com material didático bem elaborado, dando condições de trabalho ao professor, fazendo avaliações, é o que dá certo”, diz Oliveira.

 

No ensino estruturado, o professor é responsável por definir e transmitir aos alunos um conjunto de conhecimentos/habilidades e pela direção do processo. Trata-se da forma de ensino mais usual em todo o mundo, em todos os níveis do ensino escolar.

 

Resultados

 

Mais de mil municípios brasileiros já optaram pela metodologia ao longo desses 20 anos. Sobral é exemplo icônico desse êxito, onde o Programa foi implantado desde o seu lançamento, em 2003, e permanece em prática. O município cearense conseguiu, ao longo dos últimos anos, elevar a qualidade da educação e sua bem-sucedida trajetória fez com que a cidade fosse considerada pelo Senado a capital da educação do Brasil.

 

Teresina é um outro caso de sucesso. Desde 2015, a cidade – que também adotou o Programa – apresenta bons resultados na Prova Brasil. Em 2019, obteve o melhor desempenho entre todas as capitais e cidades de maior porte.

 

Já o município de Viamão, no Rio Grande do Sul, conseguiu implementar mudanças profundas no modo de gerenciar e de operar o ensino nas escolas, no espaço de 2 anos. Com isso, o município obteve crescimento de 12,2% nas notas de Matemática do 5º ano da Prova Brasil de 2017 a 2019 e 8,8% nas notas de Língua Portuguesa, no mesmo período.

 

“A educação tem jeito, desde que as propostas de intervenção sejam baseadas em evidência, implementadas com o devido rigor e que resultem em mudanças efetivas no que acontece dentro da sala de aula”, afirma o professor João Batista.

 

 

Saiba mais sobre o Programa Alfa e Beto de Alfabetização:

A proposta pedagógica do programa de alfabetização tem como base a dualidade “aprender a ler” e “ler para aprender” e possibilita ao aluno desenvolver as habilidades de consciência fonêmica, princípio alfabético, decodificação e fluência de leitura.

 

Já para avaliações, como a Prova Brasil, o Programa oferece um intensivo de revisão das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Há uma série de livros didáticos, materiais de apoio – tanto do aluno como para o professor – e instrumentos para diagnosticar as deficiências das turmas e alunos em cada programa com o objetivo de recuperar a defasagem do aluno e de dar o suporte que os professores precisam.

 

O Programa Alfa e Beto de Alfabetização contém, ainda, materiais específicos para desenvolver as diferentes habilidades – consciência fonêmica, decodificar, caligrafia, além de habilidades de leitura, compreensão de textos e redação.

 

Além dos materiais diversificados e atraentes, o Programa busca sempre inovar e investe em softwares, testes, e-books e novos formatos, como é o caso do Alfa e Beto na TV, uma parceria do Instituto Alfa e Beto com a Rede Vida de Televisão.

Pão de Açúcar amplia parceria com o Instituto Alfa e Beto

O município de Pão de Açúcar, em Alagoas, ampliou neste ano a parceria com o Instituto Alfa e Beto. Além de já estar com os programas do Instituto na pré-escola, alfabetização e no 2º ano, a rede municipal agora adotou o ensino estruturado também para o 3º ano.

O prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, esteve na capacitação dos professores, coordenadores e equipes escolares da rede municipal neste mês e elogiou a parceria com o Instituto Alfa e Beto e os avanços obtidos na educação do município.

“Nós valorizamos a educação como uma das principais políticas públicas em Pão de Açúcar. Gostamos de trabalhar sempre com programas baseados em evidências, em todas as áreas. E na educação, não poderia ser diferente. Por isso, é muito importante esta parceria com o Instituto Alfa e Beto”, disse o prefeito, que esteve pessoalmente na entrega dos kits educacionais aos docentes da rede municipal.

Segundo Fábio Juvenal da Silva, coordenador do Instituto Alfa e Beto no município, os resultados no 2º ano mostraram os avanços dos estudantes no passado, uma vez que em 2022 os alunos do 1º ano estavam abaixo do nível adequado nas habilidades de leitura para a idade. Após as ações do Instituto, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, os alunos obtiveram mais de 85% de aprendizagem nos testes realizados ao fim do ano letivo, decodificando plenamente e compreendendo frases e textos e lendo com fluência.

Impactos das Intervenções do Instituto Alfa e Beto

Impacto das Intervenções do Instituto Alfa e Beto

O Instituto Alfa e Beto apresenta neste relatório o impacto das intervenções alcançado por meio de seus programas. Essas iniciativas têm sido assim implementadas nas diferentes redes públicas e privadas de ensino no Brasil. Desse modo, são já mais de 20 assim trabalhando em prol da educação brasileira, sempre com base em evidências e rigorosos estudos científicos e com a comprovação da eficácia de suas ações.

Nossos programas são implementados, em escala, por rede estaduais e municipais de educação. Mais de 4,5 milhões de estudantes em mais de 1.000 municípios já utilizaram as iniciativas educacionais do Instituto Alfa e Beto. Já alfabetizamos mais de 2,5 milhões de crianças. Nossas soluções vão desde a Primeira Infância até os anos finais do ensino fundamental.

Em nosso relatório estão assim dispostos resultados referentes a várias das intervenções realizadas nas redes púbicas.

Desse modo, os resultados estão organizados da seguinte forma: Educação Infantil, Alfabetização, Séries Iniciais e Outras Ações. Apresentamos, em cada nível, evidências sobre o impacto de programas ou intervenções específicas, brevemente descritas.

Filosofia, Metodologia, Parcerias e Colaborações

Cabe ressaltar que o Instituto Alfa e Beto busca construir laços entre o que existe de mais robusto na academia e no mundo real. Sendo assim, produzimos todos os nossos materiais e projetos em colaboração com as principais referências acadêmicas de cada área de atuação.

O sucesso do Instituto Alfa e Beto, desse modo, só é real graças às parcerias com as secretarias estaduais e municipais, com os secretários, prefeitos e governadores, e com os gestores, professores, alunos e pais que entendem a seriedade do nosso trabalho.

Dito isso, o Instituto Alfa e Beto franquia a todos os interessados em melhorar a qualidade da educação no Brasil e a debater os avanços e novidades educacionais a acessar o relatório pelo link: Impacto das intervenções do Instituto Alfa e Beto.

Equipe do Instituto Alfa e Beto

Programa de Redação: Transformando Vidas

Programa de Redação do Instituto Alfa e Beto

De acordo com os gestores e docentes de Ribeiro Gonçalves, o programa de redação tem aberto aos estudantes as portas para o mundo e desenvolvido nos jovens um novo leque de competências.

“Houve uma melhora impressionante da leitura e da produção textual dos nossos estudantes. O programa oferta uma série de ferramentas que o professor pode trabalhar, que vão desde a compreensão do gênero estudado aos critérios necessários para a produção de uma boa redação. Vejo que esse trabalho despertará em nossos estudantes o hábito da leitura e da escrita”, afirmou assim Marilda Lina de Sousa Rodrigues, coordenadora de Planejamento do projeto na Secretaria Municipal de Educação de Ribeiro Gonçalves.

Feedback Positivo de Estudantes e Pais

A opinião de Marilda é, desse modo, corroborada pelos estudantes e também pelos pais. Antes do programa, os alunos, na sua maioria, tinham muitas dificuldades na hora da redação. Agora, por isso, os estudantes conseguem ter um detalhamento das leituras e um pleno entendimento do que foi estudado. Esse trabalho vem despertando o gosto pela leitura e um maior interesse na produção dos textos durante as aulas de redação.

“Antes, os nossos alunos viam a redação como um problema, uma dificuldade de organizar as ideias para a construção de um texto coeso e coerente. Hoje, com as Fichas de Redação, eles conseguem organizar suas ideias e traçar um planejamento sistemático, de modo que a escrita passou a ser um trabalho criativo, mas que necessita do desenvolvimento de estratégias concretas de ação para se chegar a um objetivo”, disse a coordenadora.

Com a execução do programa, toda a comunidade escolar compreendeu profundamente que a leitura é imprescindível para a ampliação de conhecimentos. Ainda, ela pode e deve despertar o prazer, desenvolvendo o lúdico e o imaginário, a concentração e a paciência e o raciocínio. A coordenadora Marilda Rodrigues ressalta que “a prática da leitura pode tornar-se um dos principais fatores para que os alunos, de qualquer idade, possam ser capazes de produzir textos de qualidade, uma vez que se trata de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, para que ele consiga organizar suas ideias”.

Leitura Como Ferramenta de Ampliação do Conhecimento

O Programa de Redação do Instituto Alfa e Beto se baseia em evidências científicas sobre o que melhor funciona para ensinar redação.

Parte da análise de textos — dos quais o aluno tira ideias sobre o que escrever —, tipicamente ele coteja/compara pelo menos dois textos. Isso exige um trabalho detalhado para ajudar os estudantes a compreender o texto e desenvolver ideias claras sobre ele (e sobre o que vão escrever).

O processo de redação assim inclui 5 fases – planejar, redigir, rever, corrigir e apresentar (com ênfase nas 3 primeiras fases). Dentre essas fases, duas delas ocupam maior tempo e atenção: planejar e rever (de 60% a 70%).

A orientação do processo é do professor, que dessa forma lidera e participa ativamente de cada fase, com orientação, supervisão e feedback de forma construtiva.

Além da redação, o município tem ainda a parceria com o Instituto Alfa e Beto em diversos outros programas. Dentre eles, estão Alfa e Beto da Pré-Escola I e II, Programa Alfa e Beto de Alfabetização e Programa de Revisão.

Demerval Lobão, no Piauí, inova com programa de alfabetização

Inovação e Esperança: Demerval Lobão Transforma Educação com Capacitação e Novo Programa Alfabetiza + Demerval

Em uma movimentação inspiradora para transformar a educação, a Prefeitura de Demerval Lobão entrou em parceria com o Instituto Alfa e Beto. Assim, nasceu o ambicioso Programa Alfabetiza + Demerval. O programa foi inaugurado com uma sessão de capacitação intensiva para professores e equipes técnicas no último dia 25, na Escola Municipal Tia Emília, marcando assim um novo capítulo para a educação na região metropolitana de Teresina.

O Programa Alfabetiza + Demerval não é, desse modo, apenas uma resposta aos desafios impostos pela pandemia — que ampliou as lacunas de aprendizado —, mas também um esforço proativo para colocar Demerval Lobão na vanguarda da inovação educacional. Com a adoção de métodos comprovados e material didático de última geração, o programa promete assim revolucionar o processo de alfabetização.

Professores que participaram da capacitação expressaram entusiasmo com as novas ferramentas e técnicas. “É refrescante ver uma abordagem que realmente se concentra nas necessidades dos alunos e nos prepara para atender essas necessidades de maneira eficaz”, comentou Marina Silva, professora do ensino fundamental.

Um Futuro Promissor

Com o lançamento do Programa Alfabetiza + Demerval, a cidade se estabelece assim como um exemplo de como parcerias e investimentos focados podem fazer a diferença. Este é apenas o começo de uma jornada emocionante para a educação na cidade, com expectativas altas para os resultados que seguirão.

Para mais detalhes sobre o programa e a capacitação, visite o Portal R10.

COLEÇÃO ÔMEGA: transformando o ensino nas séries finais

Compromisso de Longo Prazo em Sobral (CE)

O Instituto Alfa e Beto continua revolucionando o ensino com a Coleção Ômega. No município de Sobral (CE), por exemplo, a entrega do material didático foi realizada com festa pelos alunos, professores e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. A rede municipal da cidade cearense, além da Coleção Ômega, adota também, há mais de 20 anos, os programas e materiais do Instituto Alfabeto na alfabetização das crianças.

“O nosso prefeito aqui em Sobral investe muito em educação e só gosta de coisa boa, do que há de melhor. Nossos alunos vão amar o material, que farão a diferença para garantir a aprendizagem”, afirmou assim a diretora da Escola Municipal Padre Osvaldo Chaves, Lira Augusta Santana, durante a solenidade de entrega do material. A unidade educacional atende, desse modo, a cerca de 500 estudantes do ensino fundamental I e II.

O secretário de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, e o chefe de Gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, também estiveram na entrega dos materiais para os estudantes. “Cuidem dos livros. Com eles sendo bem usados, os sonhos vão se tornar realidade”, afirmou o chefe de Gabinete.

Inovação Pedagógica

Para o secretário Herbert, o ciclo dos anos finais será assim tão exitoso quanto o da alfabetização na parceria entre Sobral e o Instituto Alfa e Beto, que dura mais de 20 anos. “O Instituto Alfa e Beto tem nosso carinho, nosso respeito e é referência em uma educação eficaz. Estamos com o Instituto alfabetizando nossas crianças há 20 anos e tenho segurança, tranquilidade e serenidade para dizer que é um privilégio usar esse material.”

A coordenadora de Ensino da Secretaria de Sobral, Edna Lima, assim destacou que a Coleção Ômega vai muito além de pensar conteúdos para as disciplinas da matriz curricular. “Esses livros foram pensados para os alunos, em todos os aspectos. Faz com que os estudantes reflitam sobre a vida, sobre comportamentos. Nossa régua aqui em Sobral é bem elevada e buscamos a melhor qualidade possível. O material tem orientação também para os professores e está alinhado à forma como o Ceará pensa educação. Vamos aproveitar o material que temos em mãos e tornar nossos alunos de excelência.”

Protagonismo Estudantil

A Coleção Ômega, desse modo, é considerada amiga dos alunos por que fala a linguagem deles, em cada fase de sua vida. Os livros assim os ajudam a serem protagonistas. “Já neste ano de 2024 esperamos ter todo o nosso segmento dos anos finais em tempo integral. Unimos isso à importância do protagonismo do aluno, ao projeto de vida e ao inegociável direito de aprendizagem. Não vamos jamais perder isso de vista. E a Coleção Ômega contribui muito nesse ponto”, afirmou o secretário municipal de Educação de Sobral.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos destacou ainda que os alunos do 6º ao 9º ano têm a dificuldade da transição, quando vêm do 5º ano do Ensino Fundamental I. “Essa é uma fase das mais difíceis. E estamos diante de muitos desafios. Temos novo currículo, expansão da rede e uma série de medidas que vão impactar muito. Por isso, apesar de ter o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e de material nosso para o 9º ano, adotamos a Coleção Ômega. A capacidade técnica do Instituto Alfa e Beto e sua expertise são inegáveis.”

Segundo o presidente do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira, durante a pandemia da Covid-19 os jovens perderam o diálogo e foram então buscar diferentes coisas nas redes sociais. Com base nessa percepção e após muitos estudos, chegou por isso à conclusão de que quase nada estava sendo feito para ajudar os alunos desse segmento. Daí, o Instituto resolveu, assim, elaborar os livros para os estudantes do 6º ao 9º ano. “A busca nas redes sociais não foi uma situação positiva. Os jovens buscam o protagonismo. De olho nisso, elaboramos um material de qualidade. Nossos livros permitem um diálogo com o aluno e também do professor com o aluno. É a materialização de uma proposta educacional.”

Transformação Educacional em Outros Municípios

Em Pilar (Alagoas), a rede municipal também comemorou a chegada dos livros didáticos da Coleção Ômega. Lá, como em Francinópolis (Piauí), Ibirama (Rio Grande do Sul) e em todos os municípios que fazem parcerias com o Instituto Alfa e Beto, os professores e diretores foram assim devidamente capacitados e receberam todas as orientações para iniciar a tão esperada transformação do ensino. No município alagoano, a prefeitura fez uma parceria de dez anos com o Instituto Alfa e Beto e com a Origem Energia para investir fortemente em educação. A região está, desse modo, se transformando um dos maiores eixos energéticos do Nordeste brasileiro. Para os gestores locais, o uso de material diferenciado e de qualidade ajudará muito nesse projeto educacional, social e econômico. Lá, o Instituto tem programas que vão desde a pré-escola até o 9º ano.

Steófanes Alves Cândido, coordenador na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pilar, explicou ainda que a meta é mudar a realidade de Pilar e contribuir para o desenvolvimento da região e do Brasil por meio de uma integração energética segura, inovadora e eficiente. Para os profissionais tanto da rede municipal quanto da Origem Energia, essa transformação da matriz energética brasileira rumo a uma economia de baixo carbono não poderia, desse modo, deixar de passar pela educação. “O desafio é possível e a cidade ganhará muito”, frisou.

Para a gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Origem Energia, Pamela Kadi, a iniciativa é, desse modo, essencial para o crescimento social. “Educação é um pilar importante para transformar a sociedade, promover desenvolvimento e acesso a oportunidades. A Origem Energia acredita e apoia iniciativas que fomentem a educação. A parceria com o Instituto é um vetor para nosso programa Origem Educa nos municípios em nossa área de atuação operacional.”

Instituto Alfa e Beto participa de GT do Regime de Colaboração do Consed

O Instituto Alfa e Beto participou nessa terça-feira e quarta-feira (10 e 11/04) da reunião do Grupo de Trabalho do Regime de Colaboração do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Educação). O encontro ocorreu em São Luís, no Maranhão.

O objetivo da reunião foi discutir soluções conjuntas para desenvolver o regime de colaboração entre estados e municípios. Um dos principais temas do encontro foi a Alfabetização.

O GT (Grupo de Trabalho) responsável pelo evento é liderado pelo secretário e vice-governador Felipe Camarão (MA), com apoio das secretárias Sandra Casimiro (AP), Patrícia Lueders (SC) e do secretário Alan Porto (MT).

Educação para transformar Pilar e o sistema energético brasileiro

A Visão da Origem Energia

A Origem Energia, empresa que atua com soluções energéticas integradas, tem por sonho criar um dos principais eixos energéticos no Nordeste brasileiro. Para isso, não pensou no caminho mais fácil, mas sim no mais eficaz: o investimento em educação. Nessa busca, a companhia procurou o Instituto Alfa e Beto, com parcerias bem-sucedidas em inúmeras redes municipais no Brasil. A seguir, elaborou um projeto de desenvolvimento educacional, social e econômico no município de Pilar. Ele fica na região metropolitana de Maceió, em Alagoas, e tem cerca de 35 mil habitantes.

O projeto começou em meados de 2023 com o 1º e o 2º anos do ensino fundamental. Neste ano, ele será ampliado e passará a ir da pré-escola ao 9º ano. O trabalho, no entanto, vai bem mais além do que a ação pedagógica, dos materiais e programas de ensino estruturado e método fônico do Instituto Alfa e Beto. Estudos estão sendo realizados e implementados, bem como propostas para a reorganização e gestão da Secretaria Municipal de Educação, otimização da rede escolar, monitoramento por meio resultados, diagnósticos da rede, capacitação de profissionais e a adoção da Coleção Ômega (livros didáticos elaborados especialmente para estudantes dos anos finais do ensino fundamental), dentre outras iniciativas. Assim, o objetivo é colocar Pilar entre os municípios de melhor desempenho do Estado e, posteriormente, do país.

O acordo assinado entre a prefeitura de Pilar, a Origem Energia e o Instituto Alfa e Beto tem a validade de dez anos.

Tudo isso para mudar a realidade de Pilar e contribuir para o desenvolvimento da região e do Brasil por meio de uma integração energética segura, inovadora e eficiente. Essa transformação da matriz energética brasileira rumo a uma economia de baixo carbono não poderia deixar de passar pela educação.

Investimento em Educação e o Caminho para o Sucesso

A educação é uma preocupação constante em Pilar. Tudo deve passar pela educação. Por isso, a prefeitura definiu esse ponto como fundamental e essencial”, disse Steófanes Alves Cândido, coordenador dos anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pilar.

Mas todo o investimento e mudança, segundo Steófanes, traz muitos desafios. “Inicialmente, ficamos surpresos e sentimos que um grande desafio viria pela frente, pois o projeto do Instituto Alfa e Beto veio com uma proposta totalmente diferente. Mas a partir das formações para implantação, percebemos que o desafio era possível e que a cidade ganhará muito.

A coordenadora do Instituto Alfa e Beto Danúbia Santos, destaca que a implementação dos programas em Pilar aconteceu em um período de apenas seis meses. “Ao longo desse período, fomos conquistando espaço, quebrando resistências, os professores entenderam o projeto e tudo começou a se encaixar. Foram meses de aprendizados e já estamos colhendo os frutos e colheremos muito mais a partir deste ano.

Para a gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Origem Energia, Pamela Kadi, a iniciativa que é com fomento à educação é essencial para o crescimento social. “Educação é um pilar importante para transformar a sociedade, promover desenvolvimento e acesso a oportunidades. A Origem Energia acredita e apoia iniciativas que fomentem a educação. A parceria com o Instituto é um vetor para nosso programa Origem Educa nos municípios em nossa área de atuação operacional.

Revista Education Economics publica artigo a respeito de intervenção do Instituto Alfa e Beto sobre fluência em leitura

Resultados positivos em fluência de leitura

A prestigiada revista Education Economics trabalha com pesquisas relevantes na área de economia da educação. Ela publicou um artigo apresentando resultados positivos da intervenção sobre fluência de leitura implementada pelo Instituto Alfa e Beto na rede pública municipal do Rio de Janeiro.

Nosso programa, focado em aprimorar a fluência de leitura, mostrou resultados significativos, melhorando tanto a velocidade quanto a compreensão de leitura dos alunos participantes. A intervenção foi, assim, cuidadosamente planejada para se adequar ao calendário escolar. Desse modo, fica garantido que os estudantes possam aproveitar ao máximo o programa sem comprometer o tempo dedicado às outras disciplinas.

No Instituto Alfa e Beto, estamos comprometidos em desenvolver e implementar programas educacionais baseados em evidências que possam transformar positivamente a aprendizagem dos estudantes. Este projeto no Rio de Janeiro, assim, é um exemplo claro de como intervenções bem planejadas e executadas podem levar a melhorias significativas na educação.

Convidamos educadores, pais e interessados na educação a conhecer mais sobre nosso trabalho e a se juntar a nós nesta jornada para promover uma educação de qualidade para todos. Assim, podemos juntos fazer a diferença na vida de nossos alunos e na sociedade como um todo.

Para ler o artigo completo, acesse o link da Revista Education Economics.

Censo Escolar, prefeitos e os microdados

A polêmica de São Paulo sobre as fragilidades dos livros didáticos divulgados pelo MEC

Um chamado à ação

Em recente publicação no Congresso em Foco, João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, destaca a importância dos dados do Censo Escolar 2023. Fez, assim, um apelo direto a deputados, senadores, prefeitos e candidatos nas eleições deste ano. Nele, ressaltou a necessidade de uma análise aprofundada desses dados para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes na área da educação.

O Censo Escolar apresenta informações cruciais sobre escolas, matrículas e questões de equidade. Não somente isso, revela o desafio adicional enfrentado por meninos, especialmente os pobres, em sua trajetória escolar. No entanto, uma decisão do MEC/Inep de limitar o acesso aos microdados tem dificultado o trabalho de pesquisadores em realizar estudos mais detalhados, essenciais para entender e melhorar a educação no Brasil.

Um Apelo por Transparência e Ação

Pesquisas baseadas em microdados, como as realizadas por Rosa, Martins e Carnoy, e por Herdeiro, Oliveira e Menezes-Filho, demonstram o valor dessas análises para políticas educacionais. Um estudo particularmente relevante foi inclusive publicado na American Economic Review. Ele mostra, assim, como a troca de prefeitos pode afetar negativamente a qualidade da educação, evidenciando a importância de dados acessíveis para embasar decisões políticas.

Oliveira faz um apelo para que o acesso aos microdados seja facilitado. Isso permitirá, dessa forma, que pesquisadores contribuam significativamente para o debate e a formulação de políticas públicas em educação. Ele questiona a barreira burocrática imposta pelo MEC/Inep, sugerindo que o Congresso Nacional poderia intervir para garantir a liberdade necessária ao uso de dados públicos na pesquisa educacional.

Leia o artigo em Congresso em foco.

Sobral adota a Coleção Ômega para as séries finais, do Instituto Alfa e Beto

Inovação Educacional em Sobral

A rede municipal de educação de Sobral, no Ceará, iniciou o ano letivo de 2024 mostrando o motivo pelo qual está, há anos, entre as melhores do Brasil e é exemplo em resultados educacionais. Após analisar o desempenho dos alunos no pós-pandemia da Covid-19 e perceber que um dos segmentos mais afetados pela suspensão das aulas é o de estudantes com idades entre 10 e 15 anos, Sobral adotou a Coleção Ômega, do Instituto Alfa e Beto, desenvolvida especialmente para as séries finais do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

“Neste ano de 2024 vamos inaugurar sete novas escolas de tempo integral. Queremos ser o primeiro município a ter todas as unidades em tempo integral. E, já neste ano, esperamos ter todo o nosso segmento de anos finais em tempo integral. Mas, para muito além do protagonismo do aluno, do projeto de vida, tudo muito importante (e estamos nessa direção), há algo inegociável: o direito de aprendizagem. Não vamos jamais perder isso de vista, e a Coleção Ômega contribui muito nesse ponto”, afirmou o secretário municipal de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos.

Transição e desafios vencidos

O secretário reuniu, entre os dias 20 e 21 deste mês, em Sobral, professores, gestores, coordenadores e diretores de escolas. Foram realizados encontros, palestras e capacitações com o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto. Ele é também quem idealizou a Coleção Ômega, além de ser um de seus autores. À parte das reuniões com os técnicos da Secretaria, houve também encontros com docentes das disciplinas que compõem as séries finais.

O secretário Francisco Herbert destacou a dificuldade da transição do aluno do 5º ano do Ensino Fundamental I para o 6º ano do Fundamental II, quando os estudantes passam por grande mudança em suas vidas pessoais e escolares. “Essa é uma fase das mais difíceis. E estamos diante de muitos desafios. Temos novo currículo, expansão da rede e uma série de medidas que vão impactar muito. Por isso, apesar de ter o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e material nosso para o 9º ano, adotamos a Coleção Ômega. A capacidade técnica do Instituto Alfa e Beto e sua expertise são inegáveis”, disse o titular da pasta educacional em Sobral, que lembrou da contribuição do Instituto para a educação básica no Brasil há mais de 20 anos.

“O Instituto Alfa e Beto tem nosso carinho, nosso respeito, é referência em uma educação eficaz, e não tenho dúvidas de que teremos mais um ciclo exitoso no campo dos anos finais. Estamos com o Instituto alfabetizando nossas crianças há 20 anos e tenho segurança, tranquilidade e serenidade para dizer que é um privilégio usar esse material”, ressaltou o secretário de Educação de Sobral.

Conexão e engajamento

O coordenador de Ensino Fundamental II da rede de Sobral, Francisco Vilar Vasconcelos, reforçou, assim, que os materiais do Instituto Alfa e Beto são respaldados por trabalhos e resultados anteriores, todos comprovados.

O Instituto Alfa e Beto sempre foi referência em alfabetização e séries iniciais. E João Batista Oliveira explicou o porquê de o Instituto Alfa e Beto ter entrado no desenvolvimento de propostas para os anos finais. “Primeiramente, temos que entender que as séries finais são as mais complexas dos segmentos educacionais. Durante a pandemia, além das crianças que deixaram de ser alfabetizadas, os jovens das séries finais foram os mais afetados. Nos contatos com as famílias e os próprios estudantes percebemos as sequelas deixadas pelo problema e a preocupação de todos. Então, começamos a trabalhar com foco no jovem para contribuir para a mudança.”

O presidente do Instituto Alfa e Beto, além de explicar sobre a Coleção Ômega, fez uma análise de alguns pontos de atenção especial que o Instituto focou para o desenvolvimento do programa e do material. “Os jovens perderam o diálogo e foram buscar nas redes sociais, só que isso não foi positivo. Eles buscam o protagonismo. De olho nisso, elaboramos um material de qualidade. Nossos livros permitem um diálogo com o aluno e também do professor com o aluno. É a materialização de uma proposta educacional.”

Também participaram dos encontros em Sobral Daniele de Brito Ribeiro, Carolina Farias, Márcio Luís Paiva, Taís Gaspar e Helainy Ramos. Todos eles são coordenadores pedagógicos das disciplinas dos anos finais.

Coleção Ômega

Os textos e livros da Coleção Ômega possuem enredo, narrativa, linguagem e visual atuais e atraentes. Desse modo, torna-se um instrumento para superar o descompasso entre o momento de transição da adolescência e o que a escola tem a oferecer.

A proposta e os livros didáticos da Coleção Ômega ajudam a conectar os alunos à escola e à vida. Os temas são atraentes e apresentados para cativar e envolver os alunos. Estimulam o professor a usar novos métodos e práticas de ensino, especialmente a “flipped classroom”. O termo significa sala de aula invertida, ou seja, quando o aluno leva para a sala de aula suas dúvidas para serem sanadas com colegas e o professor. São diferentes tecnologias para instigar o aluno a “ir além”.

Os livros da Coleção Ômega foram elaborados com extremo rigor conceitual, consistência e profundo respeito ao aluno e a cada disciplina. A linguagem utilizada foi simples, clara, amigável, interessante e, ao mesmo tempo, rigorosa.

O currículo é compatível com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas vai muito além em profundidade. A estrutura e sequência de cada disciplina e de cada ano foram cuidadosamente organizadas para maximizar a aprendizagem e capturar a motivação dos estudantes. A estrutura em unidades temáticas, assim, ajuda o aluno a integrar os conteúdos em torno de conceitos interessantes e relevantes.

Para o presidente do Instituto Alfa e Beto, a Coleção Ômega representa para as séries finais o que o Programa Alfa e Beto de Alfabetização representa para mudar políticas e práticas dos municípios que levam a educação a sério — como é o caso de Sobral.